Quando penso em desenvolvimento sustentável e o desafio de que essa proposta funcione, lembro de um conceito aprendido na ecologia sobre ciclo. Penso que a questão é cultural, algumas formas de vida são menos exigentes em relação ao seu meio e outras formas são mais ou mesmo intoleráveis, o que torna uma cultura mais ou menos sustentável. Se a natureza funciona em ciclos, e não temos quebrar esse ciclo, uma hora vamos passar para outra fase do ciclo. Essa é a nossa grande preocupação, não queremos sair da condição que estamos vivendo, ou ainda só queremos pra nós o que facilita a nossa vida, regra que não é a mais adotada na natureza. Por isso penso que desenvolvimento não pode ser sustentável se estivermos pensando que não da para viver sem computadores e cada vez mais rápidos, sem carros e cada vez mais baratos e confortáveis, sem celulares de última geração, o que exige a troca do antigo. Posso ser pessimista mais acho que não existe sustentação para ambição, mesmo que seja o que move a humanidade. Até mais e aguardo comentários.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Eudes,
É isso ai, penso que seja por este caminho mesmo, mas discutir está questão é mesmo muito... polêmica...E sempre nos perguntamos.
Será que existe mesmo, desenvolvimento sustentável?
Abraços e até mais. Eliana M. E. F. Barbosa
Obrigado pela participação e penso que é necessário polemizar alguns conceitos que passaram a fazer parte do vocabulário do coletivo. Será que as pessoas falam do que entendem e vivem?
Postar um comentário