sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Aula de Biologia 3Ano 29/11

Como podemos explicar a existência de Plantas adaptadas a diferentes ambientes e animais que resistem as dificuldades apresentadas pelo meio ambiente?

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Plantas: Polinização e outras estratégias de sucesso

Comente sobre o sucesso das angiospermas, relacionando-o às aquisições evolutivas desse grupo.

Alunos do 2 Ano deixe seu comentário. Apenas use suas palavras, não deixe os outros falarem por  você.

Espaço para os Comentários do 3º B

Deixe seu comentário mas não esqueça do seu nome.

Espaço para os Comentários do 3º A

Deeixe seu comentário mas não esqueça de se identificar.

Genética, Evolução e Ecologia

Na Biologia, essas três áreas se complementam como uma das ferramentas de análise e compreensão dos ambientes naturais e antropizados. Por exemplo, a investigação sobre o avanço de algas em um lago, requer informações sobre as condições físico-químicas da água e fatores biológicos, além do conhecimento de botânica e reprodução desse grupo.

Compartilhe algum exemplo na natureza de interação entre essas três áreas, você poderá explicar melhor a situação citada acima.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O paradoxo do abastecimento de água

 
Imagem do Rio Casca - 03 de  janeiro de 2012. Temporada de cheia do rio e falta de água na cidade.
 Área de captação de água pelo DEMAE.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comentários dos alunos



                                     Visita ao Parque Estadual do Rio Doce - 26/09/2013 -
                                           Alunos do 2 e 3 ano da E.E. Padre Benevenuto.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

É necessário conhecer o básico para explicar questões complexas.

Acompanhando os meus alunos de Biologia tenho observado o quanto as noções elementares sobre os seres vivos são difíceis de apropriação por eles. Quando são questionados a respeito da diferença entre animais e plantas, afirmam que está na capacidade ou não de locomoção.

Dia "D"

Esse blog tem como foco: Monitorar a Vida. Especialmente a vida que está a nossa volta. Por isso nçao posso deixar de publicar a minha leitura sobre a programação criada pela SEE-MG, chamada de Dia "D". Dividida em dois momentos. O primeiro para encontro entre os profissionais da educação de cada instituição de ensino com objetivo de refletir sobre o andamento dos trabalhos e avaliando os resultados estabelecer estratégias de intervenção adequada. No segundo toda a comunidade escolar deve ser reunida para exposição das considerações e propostas já elaboradas.

No primeiro momento os funcionários da educação são encorajados e conclamados a assumir o seu papel e se entregar a esse fim. Mas isso não basta. No segundo momento precisamos que toda a comunidade direta e indiretamente envolvida ...


Faça seu comentário expondo sua opinião e se possível conclua o texto.

Dê sua sugestão de tema que envolva o estudo da Vida.

Paisagem artificial de um ambiente natural

(Foto de Eudes F. Barbosa. Ambiente úmido em estufa no Jardim Botânico de São Paulo)
 
Comente: As plantas que estão disponíveis nesse ambiente são adequadas para esse tipo de ecossistema. Espaços como esses são essenciais para estudo e conservação de espécies, além da sensibilização e educação ambiental de seus visitantes.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Oásis no cerrado

(Foto de Eudes F. Barbosa em região próxima de João Pinheiro)
 
Você concorda com o título da postagem? Qual o seu comentário a respeito do buritizal - área com uma população de buritis - palmeira da espécie Mauritia flexuosa?


Diversidade de Orquídeas

(Foto de Eliana Moura em Exposição de Orquídeas em Brasília)

Como podemos explicar a grande diversidade de orquídeas que existem especialmente no mercado de plantas ornamentais? Existe relação com a seleção artificial realizada pelos produtores?

Visita de vespa à população de mariazinha-do-brejo

 
(Imagem de Eliana Moura e Eudes F. Barbosa no sítio Engenho Velho - Grota - Jequeri)
As vespas do gênero Bombus (possivelmente uma Bombus morio ) conhecidas como mamangavas, mamangabas, mangava e outros, se destacam na paisagem pelo seu tamanho. Comente sobre a visita de uma delas a uma população de Hedychium coronarium.   

Invertebrados que ocupam nicho essencial no solo fértil

( Foto de Eudes F. Barbosa. Local: Praça Vilas Boas em Jequeri-MG)
 
Comente sobre o papel de anelídeos no solo.

Interação entre seres vivos

( Foto de Eudes F. Barbosa. Local: Praça Vilas Boas em Jequeri-MG)
 
Explore em seu comentário o quanto podem ser diversas as maneiras de interação entre os seres vivos.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reflexão sobre Dengue e Malária, ambas doenças tropicais dos dias atuais

 
 
A doença virótica transmitida pela picada de um mosquito conhecida pelo nome de dengue, não pode ser considerada como um mal que seja difícil evitar, como ocorre com a sua amiga protozonose conhecida por malária também transmitida ppor picada de mosquito, mas que é muito difícil de controle por ter ocorrência nas florestas tropicais, exemplo nossso, Amazônia. Controlar  focos de reprodução de mosquitos dentro das cidades é questão de higiêne, impedir a reprodução de mosquitos dentro da floresta, é causar desiquilíbio ambiental. Por isso, estamos diante de um impasse que não é técnico mas sim comportamental. O ser humano insiste em trafegar pela contra mão da lógica da vida em comunidade. Se vivemos próximos uns dos outros, temos que aumentar a distância entre os veículos de contaminação por doenças infecciosas.  Mas não é isso que se demonstra quando cidades se deixam crescer sem planejamento urbano, principalmente na área de saneamento básico (ESSENCIAL). Qual é portanto a essência da discussão? 
    

MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE - 2013

Com a existência da parceria entre a Escola Estadual Padre Benevenuto e a Secretaria Municipal de Saúde de Jequeri foi possível  a realização de Mutirão de Limpeza em toda área urbana da cidade de Jequeri. Trabalho que teve início com o ciclo de palestras sobre a realidade da Dengue no Brasil desde os tempos Coloniais.